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Dicas de Nutrição

Atualmente, não há dúvidas de que a alimentação está, cada vez mais, aliada à beleza. A ciência da nutrição tem um papel fundamental no organismo, pois é através dela que este se mantém funcionando, desempenhando suas funções e nutrindo as células adequadamente.

É importante saber que, ao realizar uma cirurgia plástica ou tratamento estético, sendo ele corporal ou facial, é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada. Diversos alimentos atuam como coadjuvantes nos tratamentos ligados a beleza, colaborando, por exemplo, para a promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle da celulite, na prevenção de estrias, acne e queda de cabelo.

* Veja a seguir, algumas dicas alimentares para prevenir os indesejados “furinhos” que devem fazer parte do seu dia-a-dia:

Ingestão hídrica adequada; eliminar a ingestão de sal; realizar exercícios físicos regularmente; promover o consumo de alimentos diuréticos como: alho, aspargos, abóbora, agrião, erva doce, repolhos roxo e verde, cebola, rabanete, uva, abacaxi e maçã.

Realizar uma dieta rica em fibras.

Evitar os alimentos enlatados, pois eles contêm muitos conservantes e um alto nível sódio.

Vestuário: não é recomendado usar roupas apertadas, pois elas impedem a boa circulação sanguínea.

É aconselhável eliminar os carboidratos refinados, como, por exemplo, doces, macarrão e pão feitos com farinha branca.

É preciso evitar o consumo de frituras, de modo que é recomendado sempre alimentos assados, grelhados ou cozidos.

1) ABUSE DE ALIMENTOS COMO:

Castanha do Pará, água-de-coco, vitaminas do complexo B, folhas verdes escuras, aveia, e linhaça.

2) NUTRIÇÃO E GORDURA LOCALIZADA:

Nutrientes importantes e suas fontes:

3) CROMO:

Sua principal fonte é a aveia em flocos. Outras opções são amêndoas, avelãs, castanha-do-pará, pão integral, mariscos, bife de fígado, lula e queijo branco.

4) MAGNÉSIO:

Sua principal fonte é a castanha de caju. Outras opções são lula, marisco, tofu, leite de soja, cebola, peito de frango, gérmen de trigo, espinafre, folhas verdes, uma (1) fatia de pão integral e filé pequeno de linguado.

5) ZINCO:

Sua principal fonte: ostra. Outras opções são caranguejo, lula, pão de centeio, massa integral, nozes, pistache, amêndoas.

6) NUTRIÇÃO E PELE:

Nutrientes e vitaminas importantes para uma pele saudável e bem nutrida: Vitamina A: fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados. Beta caroteno: abóbora, agrião, cenoura e espinafre. Vitamina C: abacaxi, acerola, laranja, limão e morango. Vitamina E: cereais integrais, repolho e castanha do Brasil. Magnésio: nozes, milho, frutos do mar e leguminosas. Selênio: grãos integrais, castanha do Brasil e peixes. Zinco: carne vermelha, ostras, leite e derivados. Flavonóides: vegetais, abacaxi, chá verde e morango. Por Aline L. Moscoso, nutricionista.

7) NUTRIÇÃO E ESTÉTICA:

Uma alimentação balanceada pode fazer maravilhas pela sua pele, cabelos e corpo, pois é através dela, que o organismo se mantém funcionando adequadamente, desempenhando suas funções e nutrindo as células.

8) ALGUNS ALIMENTOS ALIADOS DA BELEZA:

Pepino: por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente.

Vinagre: o vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos.

Cenoura: consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos.

9) NUTRIÇÃO E ESTÉTICA:

O poder da vitamina C na pele: Sua ação protege a pele do efeito dos raios ultravioletas, preserva a estrutura dos fibroblastos e do colágeno, ajuda no combate a infecções e é cicatrizante. Suas fontes são abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsinha, pimentão, tangerina e tomate.